RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA UMA BOA DISSERTAÇÃO.

RDT - Professora: Helda



Recomendações Gerais Para uma Boa Dissertação


a) O tratamento ao tema deverá ser impessoal, o que significa que você deverá evitar o uso da primeira pessoa, especialmente o “eu”.

b) A redação é pedida em prosa; significa que você não deverá fazer versos. A modalidade redacional é normalmente a Dissertação, por esta ser mais adequada à reflexão, à discussão e ao desenvolvimento de um assunto (claro que você poderia fazer um poema reflexivo, ou uma narrativa reflexiva ou uma crônica reflexiva, mas não são estes os textos desejados no vestibular; em raras exceções, tem-se a opção da narração ou da carta).

c) Procure, sempre que possível, fazer rascunho; ao passar a limpo seu texto, você terá a chance de rever suas ideias, fazer a correção gramatical, perceber se há incoerências, enfim, será possível ter mais segurança quanto ao resultado.

d) Na Dissertação, deve-se discutir o assunto, expor pontos de vista, analisar diferentes aspectos relacionados ao tema, buscando causas, consequências, exemplos, até, se possível, soluções ao "problema".

e) A estética é importante: preocupe-se em alinhar parágrafos e margens. Torne seu texto mais fácil para e leitura e entendimento do examinador; se ele não entender sua letra, como entenderá suas ideias?

f) A ideias devem estar ligadas entre si, dentro dos parágrafos e entre os parágrafos – é a chamada coesão textual. Cuidado para não fazer parágrafos com um único período, pontue as orações: períodos curtos facilitam o entendimento da mensagem.

g) Não descuide da gramática: o conhecimento da norma culta é avaliado em seu texto. A linguagem deverá ser objetiva; muito cuidado ao tentar usar a ambiguidade, ou a ironia – você poderá tornar confuso o texto.

h) Dê um título, sempre que a proposta assim o solicitar; ele não será obrigatório, se não houver determinação expressa. Coloque esse título na folha dada para a versão definitiva, na 1ª linha; deixe uma linha em branco, e inicie o seu 1º parágrafo.

i) Procure ler artigos em revistas, notícias em jornais, participe de debates com seus colegas e seus familiares sobre assuntos diários sócio-político-econômicos do Brasil ou do mundo...verbalize e escreva, sempre.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário