INTRODUÇÃO A PROCESSAMENTO DE DADOS (IPD).

SO1 - Professor: Adriano A. Ribeiro 


A TRÍADE DO PROCESSAMENTO


       Desde os primórdios da humanidade o homem obedece alguns procedimentos que permitem a sua evolução na natureza.
       O Homem utiliza os seus sentidos para aprender como sobreviver em seu habitat, ele recebe as informações, grava-as, e depois realiza ações que não seriam possíveis sem um conhecimento prévio, que fora adquirido através de métodos experimentais e de tentativa-erro.
       É seguindo este raciocínio que podemos comparar o computador com o ser humano, da mesma forma que o homem, o computador recebe dados, grava-os e depois, realiza ações, a este conjunto de procedimentos damos o nome de Tríade do Processamento, que é a Entrada, Armazenamento/Processamento e Saída destes dados.

ELEMENTOS MECÂNICOS E ELÉTRICOS


Os Primeiros Computadores


O Ábaco


Em 2500 A.C, os monges chineses aperfeiçoaram um instrumento capaz de auxiliar nas tarefas que exigiam algum cálculo, o ábaco é utilizado ainda hoje por povos no interior asiático, o ábaco é caracterizado por uma moldura de madeira com divisões, nestas divisões estão algumas peças de madeira ou ossos como mostra a figura ao lado.







Pascalina




Em 1642 d.c, Blaise Pascal contruiu uma máquina de calcular (soma e subtração) utilizando o princípio de engrenagens de rodas dentadas.






Tear automatizado







Em 1805 d.c, Joseph Jacquard aperfeiçoou o leitor de agulhas do tear empregando cartões de cartolina em vez de madeira em um tear totalmente automático.








Calculadora Mecânica


Em 1833 d.c, o matemático Charles Babbage criou uma concepção de máquina com 3 estágios fundamentais, que são:






  • Entrada de dados com cartões perfurados




  • Processamento utilizando memória (engrenagens) abrigando o programa.
  • Saída dos dados








  • Os Primeiros Computadores







    Em 1950, John Von Newman propôs que os programas fossem internos à máquina. Para que isso fosse possível, Newman valeu-se dos avanços tecnológicos da época para dar o que seria o passo decisivo na construção de um computador totalmente eletrônico.
    Os primeiros computadores surgiram na 2ª Guerra Mundial, e desde então, evoluíram assustadoramente.










    As gerações do Computador


    A 1ª Geração ( de 1945 até 1955 )


    Válvula como componente principal, muito grandes e pesados,
    Atualmente, este problema de refrigeração nos componentes ainda persiste, pelo fato de nenhum componente eletrônico utilizar 100% da energia que lhe é concedida, esta perda resulta em calor, ocasionando uma diminuição na capacidade do equipamento.





    A 2ª Geração ( de 1956 até 1966 )



    Na 2ª geração, as válvulas deram lugar a um componente bem mais resistente ao calor, o transistor.
    Este componente é constituído de um amplificador de cristal (silício e germânio ), envolto por uma camada de material isolante, tornou os equipamentos menores e mais leves, e suportassem programação interna, a velocidade de processamento dos computadores era na ordem de milionésimos de segundo (0,000001 s).
    Surgem os primeiros meios de armazenamento de dados externos, tais como, discos e fitas magnéticas.





    A 3ª Geração ( de 1967 até 1977 )


    Os principais componentes utilizados nesta geração foram os circuitos integrados que são dispositivos eletrônicos constituídos de um elevado número de componentes (transistores) arrumados numa pastilha de material semicondutor (silício) de poucos milímetros quadrados.
    A velocidade de processamento destes computadores era na ordem de bilionésimos de segundo (0,000000001 s).
    Surgem as primeiras linguagens de programação de alto nível. Com o advento do circuito integrado, os equipamentos diminuíram drasticamente de tamanho, sendo possível a miniaturização de alguns equipamentos utilizados na guerra fria.


    A 4ª Geração ( de 1978 até os dias atuais ...)



    Estamos atualmente na 4ª geração dos computadores, o principal componente utilizado hoje em dia é o microprocessador ( circuitos integrados em uma escala muito grande de integração) várias empresas lutam pela supremacia de seus produtos no mercado, entre elas destacamos a Inteltm, a AMDtm, entre outras.
    O Microprocessador é uma junção de dezenas de circuitos integrados numa única pastilha de material semicondutor, resultando desta forma, num equipamento superior.
    Atualmente, identifica-se um computador pelo seu microprocessador.




    A 5ª Geração



    Já está sendo incubada nos grandes centros tecnológicos, o que nós chamamos de 5ª geração dos computadores, estas máquinas utilizarão uma engenharia de microprocessadores extremamente velozes, e utilizaram a chamada "Inteligência Artificial", utilizando microprocessadores com neuro-chips, estas máquinas futuristas poderão simular o pensamento humano em toda a sua plenitude, bem como aprender, falar enxergar e distinguir objetos.






    Inteligência Artificial




           Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas saberemos nós o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os nossos conhecimentos sobre Inteligência Artificial (I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores, não é?’

           A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenômeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos peritos e os nossos fenómenos cognitivos.

           No entanto, a I.A. continua a ser a procura do modo como os seres humanos pensam, com o objetivo de modelar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o que distingue a I.A. dos outros campos de saber, ela coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da Inteligência como programas de computador.

    Hardware


    Parte física do computador, consiste todo e qualquer periférico instalado no microcomputador

    Tipos de Dispositivos

    • Entrada
    • Armazenamento
    • Saída

    CPU


    Central Processor Unit – Unidade central de Processamento
    • Microprocessador
    • Memórias
      • Primária
        • RAM – Random Access Memory
                                           Alta velocidade
                                           Extremamente volátil
      • Secundária
        • HD (Disco Rígido, PenDrive)
                                          Não volátil


    Comentários
    0 Comentários

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário