A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO.

RDT - Professora: Helda


A Importância da Comunicação



       A comunicação sempre foi uma aliada do homem. Por meio dela, torna-se possível transmitir algum recado, expressar desejos e reprimendas. A escrita também entra como um fator importante – ela possibilita que você escreva uma carta para uma pessoa querida, um recado para algum amigo ou uma redação para ser bem vista e aprovada no emprego que almeja.

       Portanto, para que tudo isso flua de maneira simples e concreta, é necessário que haja um contexto, ou seja, um canal de comunicação, a mensagem, o emissor (quem envia o comunicado) e o receptor (quem recebe o comunicado).

       Só que não basta apenas pôr no papel, mas sim, de maneira clara e objetiva, se comunicar.

       No meio pessoal ou profissional, as pessoas devem buscar por um aprimorando da escrita correta. Se não ocorre esse desenvolvimento, a vida social ou carreira podem ficar estagnadas.

       É fundamental que a composição daquilo que se escreve seja coerente, ordenada, inteligente e interessante.
       Em provas de vestibulares e concursos públicos são cobradas redações e textos que devem ser aprimorados com a prática. 

       O aprendizado do encontro de novas ideias e a articulação delas é o que vai possibilitar a produção de um bom texto.
       Para o leitor a redação deve parecer inteligente e bem estruturada, construída com uma argumentação sólida, permitindo conclusões enriquecedoras e esclarecedoras.


Técnicas e Dicas





      Primeiramente, desenvolver e organizar as ideias. Prioriza-se, na produção de um texto, o conhecimento pré-existente.
       Esse conhecimento é construído por meio da capacidade que temos de questionar, repensar, refazer, reestruturar e aperfeiçoar nossas ideias.
       Antes de começar o texto, faça um esboço, mesmo com o intuito de que, inicialmente, ele terá a utilidade de um roteiro e que, durante a produção, poderá sofrer modificações.

       Um método bastante simples de se estruturar as ideias se inicia com a anotação de todas elas, não se preocupando com uma sequência lógica. Tudo o que vier à mente dever ser escrito na folha, não importando a ordem ou os erros gramaticais. Apenas escreva.
       Depois você organiza as ideias ter em mente que o alvo e a meta a ser atingida são os leitores.

       Conhecendo as expectativas do receptor, é possível compreender as principais informações que devem estar contidas no texto. Uma elaboração prévia faz com que as informações menos importantes fiquem designadas a um segundo plano, ou mesmo desprezadas. 

       Para escrever bem e de maneira simples, atribuindo qualidades à linguagem, alguns pontos devem ser levados em consideração. São eles: clareza, fluência, concisão, precisão, coesão e coerência.

Clareza

       A clareza consiste na expressão exata de um pensamento. Para isso, recomenda-se o uso de períodos curtos, ausentes de adjetivação e rodeio de palavras, e que não contenham duplo sentido e quebra da ordem lógica.
       Não rabiscar a redação a ser entregue. Faça rascunhos. Se não for possível, escreva, antes de mais nada, um esquema com todos os itens a serem desenvolvidos. Os parágrafos não devem ser muito grandes. Cada item deve ser desenvolvido em um parágrafo.

Fluência

       A fluência é característica das redações bem compreendidas e que não necessitam de releitura. Exemplos de textos claros, fluentes e adequado aos seus leitores, são os jornalísticos e o dos livros didáticos. 

Concisão

       Quando utilizado o mínimo de palavras para dizer o máximo possível de coisas, a concisão passa a ser uma qualidade do texto. Para isso, elimine a superficialidade de termos e expressões. A prolixidade é inimiga número um da concisão.

Precisão

       Quando uma palavra certa é utilizada para dizer exatamente o que se quer expressar. Esse fator é determinado pelo domínio do vocabulário que temos. O conhecimento de um grande número de palavras não é um determinante nesse caso. Logo, a expressão e a recepção da mensagem são facilitadas e abreviadas por um vocabulário preciso.

Coesão

       Para que esse fator exista, é necessária uma ligação lógica entre as palavras, orações, períodos e parágrafos. Evitar palavras ou frases “soltas”.
       O uso correto de conectivos como mas, porém, contudo, todavia, o qual, cujo, quanto, que, onde, evita a repetição excessiva das mesmas palavras.

Coerência

       A coerência aparece quando as ideias expostas estão relacionadas de tal maneira que a conexão é evidente, dando origem a uma linguagem lógica. Nos textos coerentes, não há nada destoante, ilógico, contraditório ou desconexo.


Principais DICAS DE REDAÇÃO



→ As palavras difíceis devem ser deixadas de lado, caso você tenha dúvidas quanto ao significado;
→Sempre que possível, evitar o uso de gírias. Sempre prefira recorrer à linguagem culta e formal;
→A boa imagem é causada quando a grafia é escrita corretamente. Evite palavras estrangeiras. Um exemplo é, ao invés de se escrever a palavra “hobby”, escrever “passatempo”;
→Sempre utilize o dicionário como um suporte para a elaboração de seus textos. Enquanto se escreve, é natural surgirem dúvidas quanto à grafia correta das palavras. Também, deve-se utilizar o dicionário para enriquecer o vocabulário nos textos.
Faça uma visita ao Aulete.
CLIQUE AQUI

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário